domingo, 28 de outubro de 2007

Escolhas

A vida é feita de várias escolhas. Há situações em que não nos cabe decidir por algo sozinhos. Mas, na maioria, a decissão é nossa. Sejam elas pequenas ou grandes são as escolhas que definem os rumos e o futuro.

Precisei fazer uma destas grandes escolhas a cerca de dez anos. Eu precisei escolher entre o esporte e os estudos.

Eu sabia para me tornar um atleta teria que dedicar muito mais do que as quatro horas diárias. Devo admitir que eu não era muito disciplinado com os treinos. Esta, provavelmente poderia ser a minha maior dificuldade.

Eu também não tinha disciplina para estudar. Mas, por outro lado, tinha maior facilidade em aprender. Não precisava me dedicar muito para ser um bom aluno. A escola não me deixava tempo para treinar e os treinos queriam invadir o tempo da escola. Não dava para adiar a decisão. Assim, acabei optando pelo caminho mais fácil. E, pelo menos para mim, o que parecia ser o mais promissor.

Hoje, meu raqueteiro fica em um canto empoeirado do meu quarto. E só sai de lá quando tenho saudades de jogar e o trabalho me deixa tempo.

Este senhor de quase sessenta anos também já deve ter feito várias escolhas. Ele deve acordar todos os dias e pensar: "Minha vida é o tênis. Não posso parar de jogar." E até hoje ele joga.

Vencendo muitas, perdendo algumas... ele nunca desiste. Alguns o conhecem por Vicente Braga, outros o chamam de Vicentão. Eu só o chamo de pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos...