domingo, 22 de novembro de 2009

O que há de novo na internet?

Muito tem se comentado nas últimas semanas a respeito do Google Wave e do Novo Orkut. Tive o privilégio de testar ambas as ferramentas.

Gostei bastante do Wave. O Google diz que a idéia para criar essa nova onda surgiu do desafio resumido nesta frase: "queríamos criar o e-mail como se o e-mail fosse criado hoje". De fato, o e-mail tradicional que conhecemos hoje foi só a automatização do milenar "sistema de cartas físicas", cercado pela limitação tecnológica da época.

De lá para cá muita coisa mudou. E desta vez o Google acertou! O Wave, apesar de não ter uma interface rápida e fácil de utilizar, conseguiu inovar na forma de comunicação. Criar uma wave e convidar pessoas para acompanhá-la é muito mais prático do que enviar e-mails e ficar encaminhando respostas. Neste ponto, o Wave é dinâmico, rápido, instantâneo.

Na prática, o Google Wave é uma ferramenta de e-mail, fórum, lista de discussão, edição de textos colaborativos, compartilhamento de arquivos... tudo num só lugar. E eu gostei! Se vai virar uma febre, só o tempo dirá.

Falando em febre, vamos mudar o assunto para Orkut. Novo Orkut, pra dizer a verdade. Se bem que não tem muita de novo. Fora a possibilidade de escolher cores para temas e algumas facilidades que foram incluídas nas buscas de contatos e comunidades, muito do que mudou é meramente visual. Fizeram muita propaganda para pouca novidade.

Gostei bastante do Wave, mas não achei muita graça no Novo Orkut.

Um comentário:

  1. max, te pedi um convite para o wave e um amigo meu ta chorando muito por causa de convite para o novo orkut...

    ricardogobbodeaguas@gmail.com

    manda aí pra ele tadim....

    PLEASEEEEEE

    huauihahuahuaiuhaiuh

    abração

    e concordo com vc, tanto q tenho o novo orkut e prefiro o velho...

    Marcio Egídio

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos...