quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O que sobrou do FDS

O trabalho no Ministério está legal. Estou fazendo parte de um projeto que está exigindo bastante criatividade e capacidade de abstração. Realmente não tenho do que reclamar. Mas isso não deixa de ser trabalho. E para o tempo livre, acabei buscando outro hobby. Um hobby que, na verdade, surgiu de uma necessidade puxada por outro hobby. E já explico.

Sábado eu postei sobre o kit de circuito impresso e mais um monte de componentes eletrônicos que eu comprei. Mas essa história começa um pouco antes. Já há algum tempo eu vinha pesquisando por pedais para o meu contrabaixo. Além de eu não conhecer nada de efeitos, principalmente por causa dos nomes esquisitos (Orange Juicer, Tube Screamer, e outros rótulos até então estranhos), o que mais incomodava eram os preços. Lá nas alturas.

Foi quando me lembrei de uma palavra que havia lido no blog de um amigo, o Thiago Fagury. A palavra é: handmade. Uma tradução literal poderia ser: feito à mão. Mas acho que o termo "artesanal" se encaixa melhor. Mãos à obra! De lá pra cá venho estudando isso um pouco, procurando por dicas em sites e fórums.

Não foi fácil. Mas depois de brincar com isso durante todo o sábado e domingo, e mais as horas vagas da segunda e terça, finalmente consegui fazer algo funcionar. Meu Mini Fuzz funcionou! Não sei se o efeito que ele deveria fazer é exatamente o que ele está fazendo. E ainda tem um pouco de mal contato na alimentação da bateria. Arranquei o pino de alimentação do adaptador AC porque estava dando mal contato e liguei a bateria direto. Alguns diriam que fugi ao projeto, outros que foi uma pequena gambiarra. Mas, enfim, funcionou!

[O que está mais no centro da foto, perto das caixas, é o que está funcionando. Não reparem nesse troço branco. É fica crepe. Ei! Tá rindo do quê? A fita isolante tinha acabado. O outro, com os capacitores azuis, por algum motivo obscuro que ainda não descobri não funfou!]

Agora falta enfiar tudo na caixa e transformar realmente em um pedal. Bom... Para quem não montava um circuito elétrico desde a época da faculdade, até que não fui tão mal.

Se alguém que lê esse blog tiver interesse, o site onde consegui boa parte do material é o HandMades.com.br. Claro que eu não posso deixar de agradecer também ao Fagury, que me deu dicas importantes e me incentivou a seguir em frente. Valeu, Faísca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos...