sábado, 30 de maio de 2009

Zero hora

À meia noite a carruagem vira abóbora e os cavalos viram ratos. 

Uma garrafa de cachaça se quebra na rua, e alguns trôpegos caminham para a feira de bois. Desafortunados vigiam veículos. Eu desisto da minha costumeira independência, e parto para o caminho do diabo velho. Cruzo com as araras vermelhas e navego pelo rio não navegável. Chego em casa no horário.

A lua, porém, ainda sorri. E eu procuro a dona de um sapato de vidro.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Varal de Talentos

Esse bimestre maio-junho saiu uma crônica minha no Conexão MP, o jornal mural do Ministério Público. É meio estranho ver a própria foto em cavaletes próximos às portas do elevador e ser cumprimentado por pessoas com quem ainda não havia conversado. Mas é uma sensação boa.
A curtição dos amigos quanto à "suspeita" pose na foto já era esperada e não causa maiores problemas. =)

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Sem graça

Um texto rápido e curto, como merece toda madrugada. Pra dizer a verdade, não gostei dele. Mas é o melhor que tenho para postar agora. Pra dizer a verdade verdadeira, até tenho outros prontos há mais tempo e escrito com mais calma. Mas, sendo sincero, quero postar esse mesmo, ainda que sem nenhum significado ou sentido real.

Os nomes são fictícios, para proteger a integridade moral de quem inspirou os personagens. Na verdade, a frase anterior é mentira. Os nomes são de pessoas verdadeiras, que têm comportamento semelhante, pra não dizer idêntico, aos dos personagens. Pra ser sincero, talvez eu esteja exagerando. Mas tudo bem!

O sono já afetou minha lucidez e agora pareço estar com um gerador de lero-lero ligado em minha cabeça. Então, melhor deixar as explicações de lado e partir logo para o texto.

Sem graça
por Maxmiliano Franco Braga

    Aniversário de criança. Uma festa à fantasia ao som de canções infantis. A aniversariante, uma singela bailarina, sorria a contra-gosto, sob olhares indicativos da mãe, para todos os convidados. Uma boneca de porcelana que caminhava entre os convidados. Cada um ali com sua fantasia. Piratas e princesas era o que mais se via. Havia ainda três zorros, dois batmen e um homem-aranha..
    O menino Luizinho, com sua luxuosa fantasia de Bozo, sentava-se entediado à mesa com seus pais e tios. Segurando um palito de pirulito ele mexia uma empada que flutuava em seu copo de guaraná. Enquanto seus amiguinhos brincavam e dançavam ao som de músicas da Xuxa e NX-Zero, ele ficava ali, fitando o infinito. Irritado e sem achar graça em nada. Até o momento em que viu seu primo Augustinho passando o dedo no bolo e lambendo. Seus olhos brinlharam com a cena. Um pouco por inveja, um pouco por algo que nem ele sabia. 
    O menino Luizinho saiu da mesa seus responsáveis e se esgueirou entre adultos e outras crianças até chegar à mesa de doces. Tinha a intenção de imitar seu priminho Augustinho. Lá chegando, porém, a imagem das guloseimas feitas à mão o fizeram esquecer por completo do bolo. Todos os personagens de um circo estavam ali representados. Elefantes, leões, domadores, trapezistas, mágicos, dançarinas e, aqueles que o menino Luizinho mais admirava, palhaços. 
    A tristeza do menino desapareceu quando ele viu os detalhes, entalhados à mão, de cada um dos doces em forma de gente e de bicho. O menino Luizinho virou para os lados. Ainda que tivesse alguém olhando, nada o teria detido. Pegou um palhaço e comeu. Engoliu sem mastigar, tamanha a voracidade. Voltou sorrindo para a mesa dos familiares. Ao se sentar na cadeira, assustou-se quando olhou para o lado e viu a cara de sua mãe quase colada na dele. A matriarca certamente havia estranhado a repentina mudança de humor do seu pimpolho. Conhecendo o histórico de travessuras, preocupou-se em descobrir o que ele havia feito.
    - O que aconteceu, Luiz Fernando Otávio Mendes Júnior? - perguntou Dona Armelinda, séria e ríspida.
    - Nada, mãezinha - respondeu o menino Luizinho, sem conseguir conter os risos - hihihi!
    - O  que foi? Alguma coisa você aprontou e vai me dizer o que foi!
    A resposta foi uma onda de risadas e gargalhada. A mãe se irritou com a crise de riso e usou uma expressão de deboche que há muito não falava e que talvez o garoto nem conhecesse:
    - O que foi, moleque? Por acaso engoliu um palhacinho?
    O menino Luizinho levou um susto! Parou de rir naquele instante. Sua face começou a ficar branca, depois rosada e, por fim, vermelha. Com seu olhar fitando os olhos da sua mãe, sério, ele disse:
    - Sem graça!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Velhinhos divertidos

Quando escrevi "Do, La, Si" eu pensava em um casal de velhinhos que faz coisas parecidas com o que faz o que está na vídeo.